quinta-feira, 2 de junho de 2011

Pessoas que pensam pequeno

Causou choque à sociedade baiana a declaração do ex-Secretário Municipal de Transporte de Salvador Miguel Kertzman de que Salvador só deveria ter um sistema de Metrô no ano de 2039 (dois mil e trinta e nove).

Fizemos uma pesquisa sobre o ano de fundação do Metrô de algumas das principais cidades do mundo e o tamanho da rede hoje:
Cidade
Ano de instalação do Metrô
Tamanho hoje
Paris
1900
214 km
Barcelona
1907
123 km
Madri
1919
310 km
Londres
1933
400 km

Por sorte, estas cidades não tiveram pessoas que pensam pequeno como Secretário de Transporte e hoje elas são metrópoles mundias e referência em mobilidade urbana. Já a cidade de Salvador, que não teve a mesma sorte com os administradores de hoje e do passado, não pode ser vista como uma província e hoje vive o caos no trânsito. O pior é constatar que estas mesmas pessoas querem condená-la a não ter Metrô e a conviver eternamente com corredores de ônibus.

Por estas e outras é que os cidadãos baianos participam do movimento “Eu quero VLT em Salvador” que defende a utilização do transporte sobre trilhos (Metrô, VLT – Veículo Leve sobre Trilhos e Trem) como modal principal de mobilidade urbana para Salvador, Lauro de Freitas e Região Metropolitana. 

4 comentários:

  1. Tenho uma sugestão: Que tal deixarmos o Metrô para o ano de 2549, quando Salvador estará completando 1.000 anos?
    Acho que até lá talvez já tenhamos demanda para a obra.

    ResponderExcluir
  2. Que absurdo! Quer dizer que precisa a situação ficar insustentável, não caber mais carros e ônibus nas ruas pra daí ter a tal "demanda"? Precisa chegar ao ponto que são paulo chegou, no qual a pessoa sai da garagem direto pro engarrafamento (e olha que eles têm metrô...)?
    Quanta ignorância...

    ResponderExcluir
  3. Mente provinciana, pequena e incompetente. Dá vergonha de ter representantes e ex-representantes desse nível de pensamento pequeno. Já que nosso prefeito disse que nossa cultura é pra ônibus. Um determinismo burro, como se não fôssemos capazes de produzir, gerir e conviver com um sistema mais moderno e eficiente de transporte. Puro complexo de inferioridade, só pode... Só não podemos deixar que nossa cidade siga mentes como essas. Merecemos o melhor sim!! Claro, porque não?

    ResponderExcluir
  4. Não é mente pequena é mente bandida! São comprados pelos empresários de ônibus para dizerem essas asneiras!

    ResponderExcluir