quinta-feira, 7 de abril de 2011

VLT - Transporte de Qualidade no Nordeste do Brasil


empresa Bom Sinal (Ceará) é a fabricante dos VLTs, usados nas cidades do Nordeste do Brasil com tecnologia 100% brasileira. As capitais do nordeste como Maceió, Recife, João Pessoa, Teresina, Fortaleza e cidades do interior da região do Cariri (Crato-CE e Juazeiro do Norte-CE), Sobral-CE, Arapiraca-AL e outras já adotaram o VLT como opção para o transporte de massa. A Metrofor (companhia de metrôs de Fortaleza) vem realizando um grande trabalho no estado do Ceará, investindo no transporte sobre trilhos por meio de Metrô e VLT. A cidade de Maceió já adquiriu 8 VLTs para substituir os antigos Trens. Como podemos ver toda o Nordeste está caminhando a passos largos em direção a modernidade e ao futuro, adotando a solução mais correta para o transporte publico de massa com a utilização de veículos sobre trilhos.

VLT de Fortaleza - CE

VLT de Juazeiro do Norte - CE

VLT de Maceió - AL

E Salvador o que está esperando? O milagre dos corredores de ônibus (BRT)?
Salvador - Capital dos ônibus

Prefeitura de Salvador quer levar BRT do Iguatemi para a Avenida Paralela


O BRT já existe em Salvador há anos. Embora a população não o conheça por esta sigla que vem do termo inglês "Bus Rapid Transit", seu modelo de funcionamento é um velho conhecido da população soteropolitana e ninguém precisa saber inglês para compreender que o "Rapid" desta expressão é um termo absolutamente apócrifo. O corredor de ônibus (BRT) que atravessa toda a extensão da região do Iguatemi provocando enormes congestionamentos nos horários de pico, pode se estender agora por todo o canteiro central da Avenida Paralela. A Prefeitura de Salvador defende a implantação do BRT nesta avenida como solução de mobilidade urbana para a Copa de 2014.


Assista o vídeo do BRT de Salvador e entenda o que poderá ocorrer na Avenida Paralela caso esse sistema seja o escolhido:

Lobby induz jornalistas baianos a dizerem que o BRT é 3,5 vezes mais barato que o VLT


Um forte lobby de representantes do segmento empresarial rodoviário está induzindo setores da imprensa baiana a difundir que o Bus Rapid sobre Pneus, sistema obsoleto que só existe em cidades do terceiro mundo, é 3.5 vezes mais barato sua implantação do que o VLT - Veículo Leve sobre Trilhos, projeto da Seplan para implantar em Salvador.

Isso não tem o menor sentido. Até porque o governo não iria tomar uma autorização de empréstimo junto a Assembléia Legislativa, via BNDES, no valor de R$570 milhões para implantar num sistema que já é testado em várias partes do mundo (o VLT), e só após os técnicos da Seplan fizeram um anteprojeto, testado e aprovado, se descobre que é triplo do preço. Em sendo assim, de acordo com o lobby dos rodoviários, já que o Bus Rapid é 3.5 vezes menos do que o VLT far-se-ia o Bus por R$190 milhões.

Desespero: Empresários de ônibus criticam modelo de gestão proposto pelo Governo do Estado


Foi realizada  nesta quarta-feira (16/03/11) uma reunião do Grupo de Trabalho (GT) que discute o transporte público em Salvador. Nesta reunião ficou clara a necessidade de criação de uma estatal para gerir todos os modais que forem integrados ao metrô. O ponto de divergência entre os membros da comissão reside na escolha do modal a ser construído para interligar o Acesso Norte ao Aeroporto, via Avenida Paralela: o BRT (corredores exclusivos de ônibus) ou VLT (Veículos Leve sobre Trilhos). O vice-prefeito e coordenador do GT, Edvaldo Brito, admite que técnicos da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) preferem o VLT, projeto já adotado em Fortaleza (CE), Recife (PE), Maceió (AL), Sobral (CE), Cariri (CE) e Macaé (RJ). Já o BRT, sistema de baixa capacidade operado por ônibus articulados e já saturado nas cidades onde foi implantado, é defendido por empresários do setor de ônibus da capital baiana. 


No entanto, em relação a proposta do Governo da Bahia de criar uma empresa estatal para administrar o novo modal de transporte integrado ao metrô, o superintendente executivo do SETPS, Horácio Brasil, discorda: “Para o metrô e os trens do subúrbio a proposta é perfeita. Já para os ônibus, precisamos avaliar as condições”.

 VLT de Fortaleza. Já em Salvador, ainda se cogita  ultrapassados corredores de buzu

Referência: Bahia Notícias

A Vanguarda do atraso: ainda se discute corredores de ônibus (BRT) na Avenida Paralela


O VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) é um meio de transporte de alta capacidade, bem sucedido em vários locais do mundo, comporta mais passageiros, é menos poluente e mais duradouro, além de ter uma velocidade média de 70km/h contra 30km/h do BRT (Ônibus em faixas exclusivas). O chamado “bonde moderno”, na opinião do senador Walter Pinheiro, seria uma herança positiva para a Salvador do pós-copa.


“Não é um projeto para quatro anos e sim para 40. Salvador tem que ter um sistema de transporte de qualidade que estimule a quem tem carro deixá-lo em casa quando necessário. Diferentemente até do que alguns setores da imprensa baiana têm dito, o VLT é gerador de empregos e não substituirá os ônibus, que continuarão a alimentar o sistema central e farão a integração entre os modais. O importante é que o governo do Estado abriu o debate de forma conclusiva. Isso é que é não filosofar. A copa tem que ser uma janela de oportunidades, para que a mobilidade urbana da cidade seja um legado, até porque, as seleções não vão pegar nem BRT, nem VLT, nem metrô. O povo é que precisa de um sistema de transporte eficiente que atenda a 600 mil soteropolitanos. Se a PMI chegar à conclusão de que o modal deve ser o BRT, paciência. O importante é que, a partir disso, a gente terá a solução mais adequada, para não parecer que tem que ser a birra de um ou o desejo do outro”, avaliou Pinheiro.



A principal referência do BRT é a sua utilização em Bogotá, na Colômbia, onde esse sistema já encontra-se saturado e o metrô já começa a ser pensado como solução, enquanto o VLT tem experiências exitosas em Paris e Barcelona e até no Nordeste do Brasil, em cidades como Fortaleza e Recife.

Referência: Bahia Notícias

BRT x VLT - Veja as Diferenças


O vídeo abaixo deveria ser assistido por todos os soteropolitanos. Ele expõe as principais diferenças entre o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) e a realidade "nua e crua" do BRT (Bus Rapid Transit) de Bogotá, capital da Colômbia, onde lá é também chamado de Transmilênio. O BRT de Bogotá serve de "inspiração" para o BRT que a Prefeitura de Salvador, com o apoio dos empresários de ônibus, desejam implementar na Avenida Paralela como solução de mobilidade urbana para a Copa de 2014.


Após assistir este importante vídeo, questione-se: a quem interessa implementar um modelo de transporte tão defasado e limitado na Avenida Paralela?


BRT poderá prejudicar o Trânsito na Avenida Paralela




A terceira cidade mais populosa do Brasil e a única entre as grandes capitais brasileiras a não possuir metrô apostará, mais uma vez, na utilização de mais ônibus, para tentar solucionar os constantes congestionamentos na Avenida Paralela, a mais movimentada de Salvador. Em um projeto feito em parceria com os empresários de ônibus da capital baiana, a Prefeitura de Salvador pretende destinar as faixas, em cada sentido desta avenida, mais próximas ao canteiro central, para o uso exclusivo dos ônibus (veja a figura acima). Entretanto, o que deveria ser uma solução paliativa para os atuais transtornos poderá causar, em um curto prazo, justamente o efeito contrário: ainda mais congestionamentos.

Isso deverá ocorrer justamente pelo fato de as faixas que serão destinadas aos ônibus ocuparem as bordas do largo canteiro central desta avenida, impedindo que esta seja ampliada futuramente com mais faixas para os outros veículos.

Assim como ocorreu em outras cidades que implantaram o BRT, como por exemplo, Curitiba, Bogotá, etc., a superlotação dos ônibus e das estações se tornaram coisas comuns e é uma consequência deste sistema de baixa capacidade para transporte de passageiros quando comparado ao metrô ou VLT. O fato é que dificilmente os proprietários de carros serão estimulados a deixar seus veículos nas garagens e troca-lo pelo BRT para viajar numa condição tão adversa e insalubre.

Salvador: cada vez mais fora dos trilhos


Salvador é a terceira maior capital do Brasil e a maior do Nordeste. Entretanto, quando comparada a outras capitais nordestinas, sobretudo na questão da mobilidade urbana e sua integração com os municípios da região metropolitana, a situação da nossa capital, torna-se vergonhosamente dramática: somos a capital que possui a menor rede ferroviária do Nordeste. A cidade de Natal por exemplo, que possui uma população 3,5 vezes menor que a de Salvador segundo o último censo do IBGE, possui uma rede ferroviária para transporte urbano de passageiros 4 vezes maior que a nossa. Quando a comparação é feita com a capital pernambucana, Salvador não passa de uma mera cidade provinciana nesse quesito: aqui predomina o ônibus (buzu), transporte de baixíssima capacidade para uma metrópole de aproximadamente 3 milhões de habitantes.


Vejam a tabela abaixo:


As estações de Salvador somente existem no papel... 













Como se não bastasse este completo atraso, ainda está em curso, na Prefeitura de Salvador, um projeto denominado RIT (Rede Integrada de Transporte). Consiste basicamente em adaptar as principais avenidas da cidade para a utilização de mais ônibus em faixas ou vias exclusivas. Com isso pretende-se sepultar de uma vez por todas, qualquer possibilidade de implementação de alternativas de transportes de alta capacidade e não poluentes como o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) ou mesmo novas linhas para o metrô como a linha da Av. Paralela prevista inclusive no mapa do PDDU. A quem interessa esta total dependência de Salvador pelo uso dos ônibus?

Veja como se dará a implementação da RIT, caso a mesma venha a se concretizar:


1º Etapa - Construção de 36 quilômetros de vias exclusivas para ônibus, nas avenidas Paralela, Juracy Magalhães, ACM, Barros Reis e Vasco da Gama.

2º Etapa - Mais 41 quilômetros de vias exclusivas que serão implantadas nas Avenidas Dorival Caymmi, Pinto de Aguiar, Gal Costa, Jorge Amado, Suburbana e Barroquinha/Sete Portas.

3º Etapa - Outros 53 quilômetros de vias compreenderão a 3ª etapa do projeto, abrangendo a Silveira Martins, Orla Marítima e São Caetano.

Este projeto conta com o apoio de alguns vereadores, setores da imprensa e naturalmente: os empresários de ônibus de Salvador. 

Como podemos constatar: "Salvador está cada vez mais fora dos trilhos do desenvolvimento e seguindo em frente nas faixas exclusivas do atraso na mobilidade urbana."

BRT, um modelo de transporte ultrapassado.




Alguns chamam de maneira épica e casuística de "metrô sobre pneus". Mas, de maneira sorrateira, esquecem de mencionar que não conseguem transportar nem 15% da capacidade de um metrô convencional. 

Outros dizem que resolveram os problemas de trânsito de Curitiba, Bogotá e algumas cidades Sul Africanas que sediaram jogos da Copa do Mundo. Mas, não mencionam que as duas primeiras estão se preparando para implementarem seus metrôs e as últimas foram duramente criticadas pela FIFA em função dos grandes congestionamentos que pretendiam resolver. 


Via exclusiva para ônibus do Iguatemi
Assim, como os gregos presentearam os troianos, com um belo cavalo de madeira cheio de inimigos em seu interior em 1200 AC, que culminou com a destruição da cidade de Tróia. Salvador também poderá receber o seu Bus Rapid Transit (BRT), cuja região a ser "contemplada" na primeira etapa será a Avenida Paralela.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Mobilidade em debate


Mobilidade em debate: fluxos, deslocamentos e alternativas para os sistemas de transportes públicos na Região Metropolitana de Salvador

A mobilidade é tema estratégico da agenda do desenvolvimento do Estado, através de uma perspectiva de intermodalidade, acessibilidade universal e eqüidade no acesso dos cidadãos ao transporte público coletivo. Neste sentido torna-se necessário uma ação articulada entre os diversos órgãos públicos e agentes que desenvolvem políticas de mobilidade, destacando-se a agenda de integração do transporte público da Região Metropolitana de Salvador (RMS), anunciada pelo Governo estadual, por meio do recém lançado PMI da Mobilidade. Para discussão desta e outras questões a Comissão de Infra-Estrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo da Assembléia Legislativa do Estado da Bahia - ALBA, através da sua Subcomissão Especial de Desenvolvimento Urbano promove o Seminário “Mobilidade em debate: fluxos, deslocamentos e alternativas para os sistemas de transportes públicos na Região Metropolitana de Salvador”. A intenção deste seminário é instituir um espaço de debate com o poder público e a sociedade, que dê subsídios para uma ação qualificada do Poder Legislativo nesta temática.
Programação
Data: 05 de Maio de 2011.
Horário: das 14 às 18h.
Local: Sala do Plenarinho da ALBA.
14:00h - Mesa de Abertura
§  Deputada Estadual Maria Del Carmen – Coordenadora da Subcomissão Especial de Desenvolvimento Urbano da ALBA
§  Engenheiro Civil Ubiratan Félix – Presidente do SENGE-BA
§  Engenheiro Agrônomo Jonas Dantas – Presidente do CREA –BA
§  Arquiteto Daniel Colina – Presidente do IAB
14:30h – Mesa Temática “fluxos, deslocamentos e alternativas para os sistemas de transportes públicos na Região Metropolitana de Salvador”
Coordenadora – Deputada Estadual Maria Del Carmem
14:30 a 15:30h - Expositores
§  Secretaria de Planejamento do Estado - SEPLAN (questão do PMI da Mobilidade)
§  Secretaria de Infraestrutura do Estado - SEINFRA (política de implantação, manutenção e gestão dos sistemas viários e terminais rodoviários, aquáticos e aéreos)
§  Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado - SEDUR (a mobilidade dentro da política urbana estadual)
§  Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente de Salvador SEDHAM (cooperação e articulação das políticas estadual e municipal de mobilidade)
§  Prefeito do Município de Camaçari Luiz Caetano (cooperação e articulação das políticas estadual e municipal de mobilidade)
§  Prefeita do Município de Lauro de Freitas Moema Gramacho (cooperação e articulação das políticas estadual e municipal de mobilidade)
15:30 a 16:30 - Debatedores
§  Clímaco Dias – Geógrafo, Professor do Departamento de Geografia da UFBA
§  Ilce Marília Freitas – Engenheira Civil, Professora da Escola Politécnica da UFBA, especialista em Transporte e Mobilidade
§  Nazareno Affonso – Diretor da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP)
§  Paulo Ormindo – Professor da Faculdade de Arquitetura da UFBA
§  Horácio Brasil – Superintendente do SETEPS
16:30 a 18:00 - Debate com a plenária
18:00h – Encerramento

Realização
Comissão de Infra-Estrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo / Subcomissão Especial de Desenvolvimento Urbano da ALBA