quinta-feira, 2 de junho de 2011

Pessoas que pensam pequeno

Causou choque à sociedade baiana a declaração do ex-Secretário Municipal de Transporte de Salvador Miguel Kertzman de que Salvador só deveria ter um sistema de Metrô no ano de 2039 (dois mil e trinta e nove).

Fizemos uma pesquisa sobre o ano de fundação do Metrô de algumas das principais cidades do mundo e o tamanho da rede hoje:
Cidade
Ano de instalação do Metrô
Tamanho hoje
Paris
1900
214 km
Barcelona
1907
123 km
Madri
1919
310 km
Londres
1933
400 km

Por sorte, estas cidades não tiveram pessoas que pensam pequeno como Secretário de Transporte e hoje elas são metrópoles mundias e referência em mobilidade urbana. Já a cidade de Salvador, que não teve a mesma sorte com os administradores de hoje e do passado, não pode ser vista como uma província e hoje vive o caos no trânsito. O pior é constatar que estas mesmas pessoas querem condená-la a não ter Metrô e a conviver eternamente com corredores de ônibus.

Por estas e outras é que os cidadãos baianos participam do movimento “Eu quero VLT em Salvador” que defende a utilização do transporte sobre trilhos (Metrô, VLT – Veículo Leve sobre Trilhos e Trem) como modal principal de mobilidade urbana para Salvador, Lauro de Freitas e Região Metropolitana. 

Uma mentira repetida mil vezes torna-se verdade

O movimento "Eu quero VLT em Salvador" pede cuidado para as pessoas não acreditarem nas mentiras insistentemente repetidas na grande mídia baiana por pessoas que defendem o BRT, algumas delas pessoas que ocupam cargos públicos que irresponsavelmente tentam induzir as pessoas a acreditarem que tudo já está decidido e que não há nada mais a fazer a não ser se conformar com o atraso tecnológico do modelo que querem nos empurrar de toda forma.

A sociedade baiana já sabe que o melhor é ter transporte sobre trilhos (Metrô ou VLT) e disso não poderemos distanciar. Lembrem-se da estratégia que eles estão adotando:

"Uma mentira repetida mil vezes torna-se verdade"

Joseph Goebbels

Painel dos estudantes de arquitetura da UFBA



quarta-feira, 1 de junho de 2011

Um breve resumo

Agora que as propostas estão em análise é hora de reforçar a campanha pelo transporte sobre trilhos. Os governantes precisam saber que tipo de transporte público a sociedade quer: um meio de locomoção sobre trilhos, que traga qualidade, eficiência, organização, integração, economia, respeito ao meio ambiente, cultura do transporte público em detrimento do veículo particular e muitas outras vantagens que só é possível com o transporte sobre trilhos (Metrô, VLT, Monotrilho). Outra possibilidade é a manutenção do caos que já vivemos com os ônibus com a expansão do BRT que já temos. Reconhecemos que temos um certo desconhecimento do que pode ser a proposta do Monotrilho mas acreditamos que deve ser muito melhor do que a proposta do corredor de ônibus (BRT).
Os estudos são técnicos e as decisões são políticas, por isso é que a manifestação da sociedade é importante. 
Veja as postagens sugeridas em nosso blog:
Metrô de Fortaleza R$ 1,00 X Ônibus em Salvador R$ 2,50
- Pesquisa do IPEA indica Metrô x VLT
- VLT, simples assim
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Assine o manifesto de apoio ao transporte sobre trilhos.


terça-feira, 31 de maio de 2011

Propostas para a mobilidade urbana entre Salvador e Lauro de Freitas

Os envelopes de sete empresas e consórcios que participam da Proposta de Manifestação de Interesse (PMI) de Mobilidade Urbana foram abertos, nesta segunda-feira (30), no auditório da Secretaria do Planejamento (Seplan). Coordenado pela Secretaria do Planejamento, o PMI definirá o modal a ser implantado no Acesso Norte, interligando os municípios de Salvador e Lauro de Freitas. As propostas consistem de estudos de viabilidade técnica, ambiental e financeira.
De acordo com o chefe de gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), José Eduardo Copello, a próxima etapa será a análise das propostas pelo Grupo de Trabalho Executivo (GTE) juntamente com uma consultoria. A previsão é que isso seja feito, no prazo de 15 dias, quando serão agendadas audiências públicas para definir o modal ligando Lauro de Freitas ao Acesso Norte, na Rótula do Abacaxi, tendo como uma das exigências a integração com o metrô.
Além de determinar o tipo de transporte, será definido o modelo de gestão do sistema. Entre as opções de modelo de transporte está o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e o Bus Rapid Transit (BRT).
“A abertura do processo PMI foi para tentar obter modelo de transporte e de modelagem mais ampla no sentido de dar viabilidade técnica e econômica”, disse Copello. O propósito é possibilitar a integração física com o metrô e o restante do sistema de transporte da cidade, facilitando o acesso de um lugar a outro com a utilização de um bilhete único.
Após os processos de análise e de formatação do modelo de modal será realizada a licitação final para escolha da empresa ou consórcio que executará a obra. De acordo com o chefe de gabinete da Sedur, a previsão é que a construção do modal seja iniciada em dezembro com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Copa. Os investimentos previstos são de R$ 570 milhões, incluindo a contrapartida do Governo do Estado.
As empresas que apresentaram propostas foram o Consórcio Odebrecht Transporte S/A e Setps, o Consórcio Camargo Correa e Construtora Andrade Gutierrez, a Metropasse, a Queiroz Galvão, a Prado Valladares Arquitetos, Invepar e ATP Engenharia.

domingo, 29 de maio de 2011

Previsão do futuro

Prever como estará o trânsito da cidade no dia de amanhã não é grande exercício de previsibilidade. Todos os dias estão iguais, em todas as horas, em todos os lugares. É o caos que chegou!

A solução é uma só: transporte público de qualidade sobre trilhos (Metrô, VLT, Trem). Desta forma muitas pessoas que hoje utilizam o veículo particular utilizarão o transporte público, deixando o espaço livre para outras pessoas que ainda com transporte público de qualidade sobre trilhos preferem ou necessitam de utilizar o automóvel particular. Participe ativamente do movimento "Eu quero VLT em Salvador" e mude esta triste realidade. 

Chega de engarrafamento

Engarrafamento em Salvador

Metrô de Fortaleza R$ 1,00 X Ônibus em Salvador R$ 2,50

Sistema de transporte público em Salvador - Eu quero VLT e Metrô em Salvador
Construído pela Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos - Metrofor, órgão vinculado à Secretaria da Infraestrutura do Estado do Ceará, o Metrô do cariri, com 13,6 km, liga as cidades da Região Sul do Ceará, Juazeiro do Norte e Crato. É o primeiro serviço de transporte ferroviário operado com veículos leves sobre trilhos (VLT) do Nordeste e funciona desde dezembro de 2009, com capacidade para atender 15.000 passageiros/dia e a passagem custa R$ 1,00. A Metrofor estuda novo trajeto de 16 km entre Juazeiro do Norte e o município de Barbalha que se intregraria ao trecho atual.



Assine agora o manifesto de apoio ao VLT e Metrô. 
Twitter/vltemsalvador

Frases do dia

"O lobby das empresas de ônibus de Salvador empurrando goela abaixo o BRT é um ABSURDO!!! Não podemos permitir isso! Vamos lutar pelo VLT!" Raoni Ferlin Lopes Silva

"Chega de queimar pneu e combustível"  Herege Sacramento

"De Lauro de freitas a rotula do abacaxi pego 4 engarrafamentos em pontos diferentes. Não suporto mais." Gustavo Zacarias Jorge Magalhães

"Queremos VLT em Lauro de Freitas também!!!"  Tânia Streb

"Salvador merece um sistema de transporte que dá certo no mundo todo (VLT, Metrô) e não um que não funciona (BRT)." Paulo José Rodrigues Neto

"O transporte coletivo de Salvador está em decadência. A cada dia que passa os ônibus vão se transformando em sucatas sem as menores condições de conforto para a população que paga e merece um transporte de qualidade e que ofereça mais segurança. Eu quero VLT em Salvador!" Daiana Lopes de Brito Soares