sábado, 18 de junho de 2011

Trasmilenio de Bogotá (BRT) = Transmicheio

Este vídeo expressa a verdade omitida pelos defensores do BRT. É a realidade em sua mais verídica expressividade. É impossível dizer que o BRT funciona.



A solução é uma só: transporte sobre trilhos, seja VLT, METRÔ, Trem, Monotrilho etc.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Metrô de Salvador será o mais barato do Brasil

Matéria publicada na página Gente & Negócio expõe informações interessantes sobre a linha 2 do Metrô de Salvador. 


"O empresário Plinio Assmann, conselheiro da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) e responsável pela implantação da linha pioneira do Metrô de São Paulo, em 1974, defende a implantação do metrô de superfície em Salvador como melhor proposta de mobilidade urbana.   ..."  (Veja a matéria completa)


Início

Proposta do Metrô de superfície INVEPAR

Apresentamos material de divulgação da proposta de Metrô de superfície da INVEPAR.
                                                Embarque Nesta Ideia from embarquenestaideia on Vimeo.


A página na internet http://embarquenestaideia.com.br/ detalha características da proposta. Aguardamos materiais de divulgação das demais empresas com propostas baseadas nos trilhos para também divulgarmos.

As apresentações das propostas das empresas podem ser vistas no canal da Seplan no youtube (acesse aqui). 

                                                                                                                                                 Início

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Entrega do manifesto e abaixo-assinado ao Governo do Estado da Bahia

Ocorreu hoje às 8h da manhã a entrega do Manifesto com abaixo-assinado organizado pelo movimento social "Salvador sobre Trilhos" que inicialmente chamou-se "Eu quero VLT em Salvador" que defende a adoção do transporte sobre trilhos (Metrô, VLT - Veículo Leve sobre Trilhos, Trem, Monotrilho etc) na av. Paralela e que determinará o futuro da cidade de Salvador e sua Região Metropolitana. 
Lúcio Oliveira
O Manifesto com abaixo-assinado (veja aqui) foi encaminhado ao Governo do Estado da Bahia na figura dos seus técnicos e políticos para que tomem conhecimento da vontade da sociedade por um transporte público de qualidade e sobre trilhos. O pedido de audiência foi formulado à governadoria que designou para receber o Movimento "Salvador sobre Trilhos" os Srs. Eduardo Copello e Alberto Valença, membros da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e que participam do Grupo de Trabalho Executivo encarregado de julgar o assunto. 
Entrega do Manifesto e abaixo-assinado: Alberto Valença, Eduardo Copello, Álvaro Almeida, Antônio Luís e Camila Alemany

Foram entregues 5.590 assinaturas (veja aqui) com comentários favoráveis ao transporte sobre trilhos. Representam o movimento "Salvador sobre Trilhos" Álvaro Almeida, Camila Alemany, Antônio Luís, Wagner Pyter, Lúcio Oliveira e Cleber Santos. 

Na oportunidade foi entregue um documento chamado manifesto cidadão (veja aqui).

quarta-feira, 15 de junho de 2011

A Prefeitura de Salvador está nos perseguindo


A PREFEITURA DE SALVADOR ESTÁ PERSEGUINDO O MOVIMENTO PELO METRÔ NA AV. PARALELA. Querem levar as nossas faixas da Paralela. Este é um movimento popular, somos cidadãos comuns que queremos transporte com qualidade, com transporte sobre trilhos em Metrô e VLT, não queremos o corredor de ônibus, chega de engarrafamento, chega de caos, exigimos respeito e o direito de manifestação, não estamos cometendo nenhuma ilegalidade, somente estamos nos manifestamos. Solicitamos apoio da sociedade para que a ditadura do BRT não cale a nossa boca, será que já não é suficiente para eles a mídia paga expondo mentiras? EXIGIMOS RESPEITO, A SOCIEDADE PRECISA ESTAR UNIDA PELO METRÔ E CONTRA A DITADURA DO BRT.   


A campanha pelos trilhos está em todos os lugares

Faixa na av. Paralela
A campanha pelo Metrô na av. Paralela está em todos os lugares: nas passarelas, nas ruas, na internet (blog, facebook, twitter, orkut), nas estações de ônibus, na imprensa livre, nas sinaleiras e na boca do povo. Estamos com faixas e panfletagem na cidade para conscientizar as pessoas sobre a decisão sobre o madal de transporte a ser escolhido para a av. Paralela: Metrô ou corredor de ônibus (BRT). 

Agradecemos às inúmeras manifestações de apoio a esta campanha cidadã, feita por profissionais, estudantes e aposentados, sem ligação com partidos políticos ou empresas. Somos cidadãos que não ganharemos nada financeiramente com a decisão mas conquistaremos QUALIDADE DE VIDA ao viver em uma cidade com transporte de qualidade baseado nos trilhos (Metrô, VLT - Veículo Leve sobre trilhos, Trem, Monotrilho etc). 

Ainda há muito o que fazer nestes últimos dias, converse com os seus amigos e divulgue a campanha, o blog (salvadorsobretrilhos.blogspot.com), o facebook.com/vltemsalvador, o twitter.com/vltemsalvador. 

terça-feira, 14 de junho de 2011

O Ceará adotou os trilhos do VLT para a mobilidade urbana

Cid Gomes, governador do Ceará, acompanhou o início da fase de testes dos VLTs e inaugurou oficialmente 21 trens reformados. Os seis novos VLTs estão previstos para funcionar comercialmente em fevereiro de 2012. Além do Ceará, cidades como Recife e Maceió também operam com VLTs em fases de testes.

Cid Gomes acompanhou o início dos testes dinâmicos do primeiro dos seis veículos leves sobre trilhos (VLT) adquiridos para operar em Fortaleza. Fez também o registro oficial de entrega de 21 trens reformados recentemente e que já compõem a frota de 31 carros da Linha.

População aprova
Cid Gomes fez a primeira viagem que marcou o início das fases de testes dos VLTs, de Caucaia a Fortaleza. Com ele, dezenas de usuários também realizaram o percurso, como a costureira Francinete das Graças de Farias,63. “Vou para o Centro quase todos os dias. Estou achando maravilhoso. O melhor é esse clima aqui dentro”, diz, se referindo ao ar condicionado.

A diarista Claudiana da Silva, 28, também aprovou o novo transporte. “Pego todo dia o trem porque é mais barato. É bom um trem bonito assim, que não balança tanto como os outros”.

SAIBA MAIS
Cada trem VLT tem capacidade para 208 passageiros sentados e 558 passageiros em pé.
Os trens VLTs são produzidos em Barbalha, na empresa Bom Sinal, única nacional.
Além do Ceará, cidades como Recife e Maceió também operam com VLTs em fases de testes.

E a Bahia? ficará para trás? sofrendo a agonia do caos dos corredores de ônibus? Estamos vivendo o caos da mobilidade urbana, chega de atraso de vida! Precisamos reconquistar o nosso lugar de vanguarda no Norte e Nordeste. Estamos perdendo o trem (metrô) da história. 

Nosso apelo aos técnicos e políticos do Governo do Estado da Bahia pela adoção do Metrô como modal na av. Paralela. 

BRT é o pior modelo para Salvador


O BRT (corredor de ônibus) foi o pior projeto de mobilidade urbana entre os projetos apresentados na PMI feita pelo Governo da Bahia. Apesar do forte lobby dos empresários de ônibus de Salvador, que através de publicações compradas na imprensa local, afirmarem que o ônibus é um "metrô sobre rodas" e que atende, inclusive, a demanda de uma rede estruturada de metrô, desafiando a Física e a inteligência dos soteropolitanos, o BRT é um sistema defasado, poluente e de baixa capacidade, não precisando ser nenhum especialista para chegar a esta conclusão.

A cidade de Bogotá é citada como um exemplo bem sucedido de implantação do BRT, lá chamado de Transmilênio. Entretanto, se o BRT é tão bem sucedido lá, por qual razão o governo de lá pretende investir em metrô? Sim, exatamente isso! Enquanto os defensores do atraso tentam impedir Salvador de possuir um sistema moderno e de alta capacidade, cidades que já passaram pela experiência do BRT agora tentam oferecer um transporte eficiente aos seus cidadãos por meio de investimentos em metrô, a exemplo do que querem Curitiba e Bogotá na Colômbia. Será que apenas Salvador merece ser condenada ao atraso chamado BRT?

domingo, 12 de junho de 2011

Jornal A Tarde, o jornal mais vendido da Bahia

O Jornal A Tarde publicou neste domingo a revista "Salvador em Movimento" sem qualquer relação com um trabalho jornalístico e com características explícitas de caderno pago pelas empresas de ônibus interessadas no corredor de ônibus (BRT).

Mas o baiano não é idiota. Sabe perfeitamente que este modelo de transporte caótico não pode mais permanecer em nossa cidade. A solução é única e exclusivamente transporte sobre trilhos: Metrô, VLT, Trem, Monotrilho etc.

A sociedade baiana espera ansiosamente a salvação que há de vir pelos componentes do Governo do Estado da Bahia (já que se dependêssemos da prefeitura estaríamos condenados ao caos dos ônibus que já convivemos diariamente) que podem escolher uma das propostas do Metrô. A decisão será dada nesta semana, estejamos atentos às ações na mídia baiana (a mesma que viajou para Bogotá com tudo pago para depois fazer propaganda positiva do caos que lá existe).

Divulgue o movimento pelos trilhos, converse com os seus amigos, vizinhos e parentes, pressione o(a) vereador(a), deputado(a) e senador(a) que você tem acesso, transmita a nossa mensagem e o link do blog para os seus contatos no e-mail, esta é a nossa última chance de termos transporte público de qualidade com Metrô (caso contrário somente no ano de 2039).

MOBILIZAÇÃO URGENTE!