sexta-feira, 29 de abril de 2011

Projeto de lei de rodízio de carros em Salvador

O trânsito intenso gerado pelo excesso de veículos nas ruas dos grandes centros urbanos é uma realidade. Em Salvador, visando atenuar o problema, o vereador Batista Neves (PMDB) está propondo, por meio do Projeto de Lei nº 86/11, que o Executivo Municipal implante um Programa de Restrição ao Trânsito de Veículos Automotores.

A medida, segundo o vereador Batista Neves, objetiva melhorar as condições do trânsito por meio da redução do número de veículos em circulação nas vias públicas, de segunda às sextas-feiras, exceto feriados.

O autor da matéria acrescenta que o programa, em caráter experimental, será regido por norma regulamentadora e os dígitos finais da placa policial serão fundamentais para a implantação da medida.

Conforme o projeto, a restrição ao trânsito não se aplicará às motocicletas e similares. Também não atingirá os transportes coletivos e de lotação, os táxis, os transportes escolares, os veículos em serviços essenciais e de emergência e os carros com mais de três passageiros.

“Apesar da enorme frota crescente em Salvador, cerca de 60 mil novos carros por ano, verifica-se que a ocupação por carro é baixa, com média de um passageiro e meio por veículo”, justifica o vereador Batista Neves. Ele acrescente “a precariedade do sistema de transporte público e o modelo pelo transporte individualizado”.


Prepare-se para andar de ônibus em Salvador. Para evitar isso, apóie o VLT:

Apoio ao movimento "Eu quero VLT em Salvador"

O movimento "Eu quero VLT em Salvador" é formado por profissionais, estudantes e aposentados que oferecem voluntariamente a sua energia e dedicação pela melhoria da qualidade do transporte da cidade de Salvador e Região Metropolitana. Não possui ligação com corrente política ou com políticos, aceita a todos aqueles que estejam apoiando a causa do transporte sobre trilhos (Metrô, Trem ou VLT - Veículo Leve sobre Trilhos) e não possui recursos financeiros para patrocinar as suas ações.

Os nossos objetivos visam inicialmente a adoção do Metrô ou VLT na av. Paralela e Lauro de Freitas, um investimento permanente para as cidades, e trabalhamos segundo algumas premissas:
- Fomentar a esperança a uma sociedade que já não crê na possibilidade de ter um transporte público de qualidade;
- Existindo esperança, as pessoas poderão ter o conhecimento sobre as vantagens do transporte sobre trilhos (Metrô, Trem ou VLT) comparando com as desvantagens do modelo vigente baseado no ônibus. O direito ao conhecimento é negado pelos entes públicos que não se empenham em informar às pessoas sobre o modelo de transporte que será adotado na av. Paralela e Lauro de Freitas, agravado pelo fato de que os grandes meios de comunicação de massa da cidade venderam o espaço jornalístico como publicitário para os empresários interessados no assunto.
- Havendo esperança e conhecimento resta mobilizar a sociedade para que esta se manifeste publicamente, de diversas formas, a sua necessidade e o desejo de ter transporte público de qualidade e, consequentemente, uma cidade sem engarrafamentos.

Temos o manifesto em abaixo-assinado, você pode contribuir com isso, mas somente assiná-lo é pouco diante do que é necessário para conquistarmos o Metrô ou VLT em nossa cidade. Necessitamos de braços forte, mentes pensantes e energia no coração. Precisamos de profissionais de todos os tipos que contribuam com a causa, participando ativamente. Apresente-se pelo e-mail vltemsalvador@gmail.com e diga como você pode contribuir com o movimento "Eu quero VLT em Salvador". 


Divulgue o nosso blog: http://vltemsalvador.blogspot.com/
Assine agora o manifesto.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Audiência Pública

Audiência pública sobre Mobilidade Urbana e Política integrada de mobilidade na Região Metropolitna de Salvador - Local Auditório da Câmara de Vereadores (ao lado da Prefeitura) - Amanhã, sexta-feira, 29/4 - 9h.


Seminário Mobilidade Urbana: Transporte, Trânsito e Sustentabilidade.

Sábado, 30 de abril, 14h - GRANDE HOTEL DA BARRA (Porto da Barra).


Participantes:
- Osvaldo Campos Magalhães: Engenheiro, especialista em transportes, consultor da FIESP.

- Ney Campello: Secretário Estadual Extraordinário para Assuntos da Copa do Mundo na Bahia 2014.

- Francisco Ulisses: Mestre em Urbanismo, arquiteto, técnico senior de Transportes da
Prefeitura de Salvador;

- Horácio Brasil: Engenheiro Civil Ufba, mestre em Transportes pelo IME. 

- Gilson Cunha: Presidente da Associação de Bicicleteiros da Bahia.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

A péssima qualidade do transporte público em Salvador

Reportagem mostra os ônibus lotados e passageiros pendurados. Esta é a dura realidade de nossa cidade. Chega de ônibus como principal meio de transporte da cidade. Eu quero Metrô, Trem, VLT e bicicleta em Salvador.

Assista agora

Agora, assine o manifesto em favor da campanha "Eu quero VLT em Salvador"

Bicicletada Salvador - Massa crítica

A Massa Crítica não luta simplesmente para que se respeite, nas ruas, o usuário de bicicleta como meio de transporte. Lutamos por cidades onde os seres humanos sejam respeitados. Lutamos por transporte público de qualidade, tarifas mais baratas, contra a máfia dos ônibus. Queremos a articulação entre os diversos modos de deslocamento pela cidade.


A cidade é de todos. A mobilidade urbana é um direito de todos.


Assine aqui o manifesto em favor do movimento "Eu quero VLT em Salvador".

terça-feira, 26 de abril de 2011

Estudantes de arquitetura da UFBA explicam o VLT

Anda sendo discutido em Salvador sobre o projeto de mobilidade urbana onde a prefeitura de Salvador quer ampliar o BRT para a avenida Paralela. Está tendo uma grande mobilização de estudantes e outros, na cidade, contra o BRT em Salvador.  Para que se entenda melhor vamos explicar a diferença entre o BRT e o VLT.
Veja o material completo.
Assine o manifesto de apoio ao VLT

domingo, 24 de abril de 2011

"Eu quero VLT em Salvador", a campanha que conquistou o mundo

O desejo de que a Região Metropolitana de Salvador esteja bem servida por transporte de qualidade baseada em trilhos (Metrô ou VLT) ultrapassa os limites da cidade de Salvador e nos surpreende o seu alcance. Dados de visitas ao blog vltemsalvador.blogspot.com indicam acesso constante de pessoas dos seguintes países, além do Brasil: Estados Unidos, Reino Unido, Chile, Portugal, França, Alemanha, Canadá, Espanha, Bélgica, México, Irlanda, Suíça e Angola. Em poucos dias de lançada a campanha "Eu quero VLT em Salvador" já conquistamos 3.140 assinaturas ao manifesto e o blog teve 5.800 acessos. Mas o ativismo não está restrito ao mundo virtual, o movimento "Eu quero VLT em Salvador" é um movimento do mundo real em que as pessoas se reúnem fisicamente e utilizam a internet como meio de comunicação.
Mas, ainda há uma barreira muito grande a ser vencida: a grande mídia da Bahia (alguns dos que viajaram a Bogotá convidados pelo Sindicato das Empresas de Ônibus). Assim, sugerimos que as pessoas imprimam os nossos cartazes e publiquem em quadros de aviso de empresas, condomínios e outros locais públicos, conversem com as pessoas que não acessam constantemente a internet, colem aviso no vidro ou párachoque dos carros já que não há tempo suficiente para a confecção de adesivos etc. Tudo isso tem o efeito multiplicador de que necessitamos para mobilizar a sociedade baiana, brasileira e mundial a favor da campanha "Eu quero VLT em Salvador".

Acesse aqui o manifesto e apóie a campanha "Eu quero VLT em Salvador".