quarta-feira, 20 de julho de 2011

Um trem alucinado

Em tempo de corrupção exposta no Ministério dos Transportes o governo federal quer fazer o TAV - Trem de Alta Velocidade ligando São Paulo, Campinas e Rio de Janeiro. Reconhecemos a necessidade do projeto, mas estamos preocupados com  o elevado custo da obra e a não priorização de recursos para trilhos em outras cidades do Brasil. Abaixo, pedaços de um texto sobre o assunto:


"A alucinação que cerca o projeto do TAV - Trem de Alta Velocidade fica mais evidente quando se pensa a questão da prioridade. Imaginemos que pudessem ser mobilizados recursos da ordem de R$ 60 bilhões para investimentos ferroviários no Brasil.
Que coisas poderiam ser feitas com esse dinheiro? Na área de transportes de passageiros, R$ 25 bilhões de novos investimentos em metrô e trens urbanos, beneficiando mais de três milhões de pessoas por dia útil em todo o país: Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Belo Horizonte, Rio, Goiânia, Brasília, Salvador, Recife, Fortaleza… Sabem quantas o trem-bala transportaria por dia? Cerca de 125 mil, numa hipótese, digamos, eufórica."
Texto integral: José Serra

Nenhum comentário:

Postar um comentário