domingo, 22 de maio de 2011

Poluição que seria gerada pelo BRT na Avenida Paralela

A cidade de Salvador é grande ofensora do meio ambiente pela emissão de gases tóxicos que causam o efeito-estufa e o tipo de transporte que utilizamos tem grande responsabilidade nisso. Assim, ao invés de usarmos carros particulares, motos e ônibus deveríamos ter o Metrô e o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) e priorizarmos a bicicleta e a caminhada (aproveite a caminhada e vá jogando semente de árvores por onde você passar).


Aspectos negativos da implantação do corredor de ônibus na av. Paralela 
Segundo levantamentos preliminares ficaram constatados vários aspectos negativos que impactariam o meio ambiente e também a funcionalidade da av. Paralela com a implantação do BRT:
1º) Seriam destruídas cerca de 17% da área VERDE do canteiro central da avenida;

2º) A cada 30 dias seriam despejadas 66 toneladas de CO2 no meio ambiente;

3º) A impermeabilização do solo e consecutivo aumento da temperatura ambiente no local causada pela construção da via exclusiva concretada e asfaltada;

4º) Os transtornos no trânsito durante a construção da mesma com a interdição de uma faixa em cada sentido da av. junto ao canteiro central;

5º) A remoção de todo sistema de iluminação ao longo da via composto por postes, luminárias e cabeamento elétrico subterrâneo.

Todos esses problemas serão inexistentes com a implantação do VLT que usará o canteiro central como via com cobertura de grama.

Fonte: http://pregopontocom.blogspot.com/


Assine aqui o manifesto em favor do VLT na av. Paralela.

Um comentário:

  1. Caros,
    A questão da energia do VLT não é tão obvio, pois sera necessaria uma fonte constante e importante de energia. O Brasil hoje tem falahas na produção de energia.
    Na maior parte dos pais ocidentais onde tem VLT, esta fonte é nuclear. Isso gera lixo radioativo insustentável pois é altamente poluente e não se degrada. Então vamos ter cuidado com isso, nos não podemos alcançar um progresso significativo de um lado, e deixar de pensar nas conseqüencias para o planeta. Infelizmente, o lixo nuclear esta completamente desconsiderado quando se trata de equivalente CO2.
    Finalmente, acredito possível aproveitar de fontes de energia limpas para o VLT como jà esta sendo feito em outras cidades.

    ResponderExcluir