sábado, 28 de maio de 2011

Estudos finais de mobilidade urbana serão entregues nesta segunda-feira

Os estudos finais do Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) de Mobilidade Urbana, que definirá o modal a ser implantado no Acesso Norte, interligando os municípios de Salvador e Lauro de Freitas, serão entregues na segunda-feira (30), a partir das 17h, no auditório da Secretaria do Planejamento do Estado da Bahia (Seplan).

Dez interessados foram habilitados a participar do processo - sete apresentaram os estudos preliminares até o dia 2 deste mês, prazo limite. Os outros três desistiram de participar. No envelopes estarão estudos de viabilidade técnica, avaliação ambiental, econômico-financeira e jurídica.

O PMI objetiva a estruturação de projeto de concessão comum, patrocinada ou administrativa, para transporte público metropolitano entre os dois municípios. Independente de qual seja a solução apontada pelos consórcios que atenderem à PMI, a exemplo do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) ou do Bus Rapid Transit (BRT), uma das exigências é a integração com o metrô.

Esse Procedimento de Manifestação de Interesse tem a finalidade de apontar solução sustentável para os problemas de tráfego entre a capital e Lauro de Freitas. O objetivo do Governo do Estado é buscar as melhores soluções de integração entre os sistemas de transportes atuais e o metrô, promovendo a acessibilidade entre os bairros populosos do Acesso Norte até o centro da cidade e a Arena Fonte Nova.
Grupo de Trabalho
No mês de março foi publicado no Diário Oficial um decreto, assinado pelo governador Jaques Wagner, criando um grupo de deliberação para tratar do assunto no Estado. Além de Cícero Monteiro (Sedur) e Zezéu Ribeiro (Seplan), integram o grupo, os secretários Carlos Martins (Fazenda) e Eva Chiavon (Casa Civil), e o procurador geral do Estado, Rui Moraes Cruz.

Um comentário:

  1. Agora tomara que esses relatórios sejam imparciais, e não sejam influenciados por interesses de terceiros. Uma vez que a decisão trará benefícios financeiros pra várias empresas, ou não.

    ResponderExcluir