sexta-feira, 27 de maio de 2011

Audiência pública na Câmara Municipal de Salvador

Na tarde desta quinta-feira (26) ocorreu uma audiência pública no auditório do Anexo Bahia Center da Câmara Municipal de Salvador, foi discutido e debatido a modalidade urbana para o município de Salvador e os prós e os contras dos modais Bus Rapid Transit (BRT) e Veiculo leve sobre trilhos (VLT).

A audiência foi presidida pela vereadora Andréa Mendonça (DEM), contou com as participações do Vereador Gilmar Santiago (PT) que discute a mobilidade urbana constantemente na CMS, do engenheiro civil Luiz Henrique Pereira que fez comparações entre os modais BRT e VLT, Silvio Pessoa representante do turismo de Salvador, Gilson Vieira representante dos Trilhos Verdes, Álvaro Almeida e Luís do movimento “Eu quero VLT em Salvador” e a participação do povo que deu opinião e questionamentos sobre o assunto.
O engenheiro civil Luiz Henrique Pereira fez comparações entre os dois modais BRT e VLT.  “O BRT só leva vantagem em relação ao VLT no custo, só que vai investir em uma coisa que não é a solução para mobilidade urbana”, afirma Luiz Henrique.
Ele também revelou as vantagens que o VLT oferece que é conforto, vida útil, sem poluição e confessou que o investimento é maior, mas não tanto como estão dizendo. Ele falou do impacto ambiental que com o BRT a área verde que é retirada, não volta mais, e segundo ele é poluição direta na veia. No caso do VLT ele disse que é zero de redução da área verde, não tem poluição, tem mais segurança e acessibilidade.
“Os transtornos nas obras é maior no caso do BRT, do que no caso do VLT. Em relação aos prazos os dois são parecidos, o BRT  leva de dois anos a dois anos e meio e o VLT de dois anos e meio a três anos para conclusão das obras. A única vantagem que o BRT tem é em relação ao valor inicial dos investimentos, nos outros quesitos o VLT leva a vantagem. O BRT é uma solução que já nasce morta.” Disse o engenheiro civil Luiz Henrique Pereira.
A vereadora Andréa Mendonça (DEM) disse “O custo beneficio utilizado no VLT com a energia elétrica é melhor do que o do BRT com o Biodiesel, fora os transtornos que com as paralisações dos rodoviários. O legado tem que ser para cidade de Salvador, para ficar depois, não apenas para ela. Eu certo seria o metrô, mas como na tem ele, a solução mais viável é o VLT”.
O vereador Gilmar Santiago (PT) parabenizou a vereadora Andréa Mendonça (DEM) pela iniciativa de fazer a audiência pública para discussão da mobilidade urbana em Salvador. E disse que o mandato da vereadora foi uma grata surpresa, um mandato que segundo ele defende muito a questão ambiental. ”Salvador precisa de vozes para defender essa causa”, finalizou o vereador.
“BRT é um modal ultrapassado, eu quero é o metrô, mais se não tivemos os recursos para ele, quero pelo menos o VLT”, disse Silvio Pessoa representante da área de turismo da cidade de Salvador.
Gilson Vieira representante do movimento Trilhos Verde defende o VLT, porque segundo ele não engarrafa, não polui e comporta mais passageiros.
“O sistema de ônibus de Salvador está precário, um caos”. “Quero um dia deixar o meu carro em casa e poder utilizar um transporte público de qualidade”,disse Álvaro representante do movimento “ Eu quero VLT em salvador”.
A vereadora Andréa Mendonça (DEM) finalizou dizendo, “Independente da decisão entre os modais BRT e VLT quero uma resposta com sustentabilidade e responsabilidade para solução da mobilidade urbana para o município de Salvador”.

Fonte: Consulado Social (Imagens e textos)

4 comentários:

  1. Parabéns pelo Blog e pelas atualizações.Chegou a hora de Salvador crescer!! Passou da hora na verdade. Mas, antes tarde do que nunca. Merecemos transporte público de qualidade, eficiente, pontual, limpo, para todos e de menor impacto para o meio ambiente. VLT, Monotrilho, Metrô, vamo que vamo!!

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  2. Seja participativo, comente neste blog para que o debate possa integrar os participantes do movimento "Eu quero VLT em Salvador"

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  3. Qual dia teremos o resultado da decisão sobre VLT ou BRT? Teremos uma nova audiência pública?

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  4. Depois do Metrô, O VLT sem sombra de dúvidas é o sistema mais eficaz de transporte.
    (BRT = Barulhento Ruim Transportes)
    (VLT = Viável Ligeiro Transportes)

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