quarta-feira, 25 de maio de 2011

Titular da SECOPA defende o VLT


O titular da Secretaria Extraordinária para Assuntos da Copa (Secopa), Ney Campello, defendeu que o sistema VLT - Veículo Leve sobre Trilhos é a melhor alternativa para a ligação entre Salvador e Lauro de Freitas. O discurso foi realizado durante encontro promovido pelo Rotary Club de Lauro de Freitas, que aconteceu na noite desta terça-feira (24), no Riverside.

Campello destacou que é impossível pensar mobilidade urbana para a Copa de 2014, sem resolver o problema dos 7,5 km da Estrada do Coco. A situação no trecho foi classificado como "caótica", devido a "um processo histórico de crescimento desordenado das cidades. O secretário não citou nomes, mas o recado foi dado. Além disso, o projeto a ser implantado deve se preocupar em interligar Salvador a Costa de Sauípe, "uma vez que as equipes esportivas ficarão na rede hoteleira do Litoral Norte".

Enquanto a platéia, formada, sobretudo, por empresários, políticos e a imprensa local, aguardava ansiosa um anúncio do sistema modal a ser escolhido pelo Governo do Estado, o secretário disse que os projetos apresentados por sete empresas ainda estão em fase de estudo. "Nós temos que pensar não apenas nos visitantes e a sua locomoção durante a Copa, mas sim, no cidadão".

Segundo ele, o BRT é uma tecnologia mais barata para ser implantada e mais fácil de ser elaborada. Para a construção de cada km do BRT, 15 a 20 milhões de reais são gastos. Já o VLT, apesar de custar o dobro do valor por cada Km instaldo, é mais ecológico, mais duradoro e possui maior capacidade de transportar os passageiros.(Curiosamente, cada km do metrô custa R$ 100 milhões, enquanto ciclovias custa 300 a 350 mil reais)

"Tenho minhas dúvidas se a classe média deixará seus carros em casa para pegar um ônibus - sistema BRT. Aí iremos tirar os coletivos das vias para colocar mais carros. Por outro lado, o VLT oferece outra qualidade de serviço e, facilmente, agradará a classe média", argumenta Campello. (grifo nosso)

O titular da SECOPA pontuou ainda que Lauro de Freitas precisa também de um sistema de ciclovia e que os entraves dos limites territórios com a capital baiana também precisam ser solucionado. "A Copa do Mundo não pertence às 12 cidades-sedes. É preciso se extrair benefício para todos os municípios brasileiros", defendeu.


Aeroporto
O titular da SECOPA disse que a estrutura do Aeroporto 2 de Julho atenderá a demanda da Copa do Mundo de Futebol. Cerca de 600 mil pessoas são esperadas no Brasil e, deste total, 60 mil devem visitar a Bahia durante o torneio esportivo. "O aeroporto passará por algumas reformas, mas não podemos perder de vista que o aeroporto passa 18h ocioso por dia. Precisamos pensar em como reordenar o horário de pousos e decolagens", propõe.

Nova Arena da Fonte Nova
Campello diz estar otimista com o andamento das obras de construção da nova Fonte Nova, que deverá ser entregue até junho de 2013. Segundo o secretário, o cronograma das obras em Salvador não estar atrasado. Em todo país, apenas São Paulo e Rio Grande do Norte apresentam problemas na execução dos projetos. A nova Fonte Nova terá capacidade para 50 mil pessoas, sob um modelo multiuso - além do futebol terá shows e demais eventos. A meta é inserir Salvador no circuito internacional de espetáculos e fazer a abertura da Copa.

Selo de qualidade
O secretário diz que estuda, em parceria com a ABNT e o Sebrae, a criação de um selo para atestar a qualidade de empresas e profissionais que irão atuar na Copa do Mundo. A notícia deixou os membros do Rotary bem animados.

Fonte: Blog de Lauro

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